Flávia Damata

Sobre o artista

Designer de Produtos especializada em Mobiliário. Formada na PUC-GO no ano de 2005. Escolheu por essa especialização por se identificar, primeiramente, pelo desenho 3D e por conseguinte, por  influência de sua mãe Dona Regina, artesã e habilidosa manual, pintora,  transformadora  e restauradora de móveis e objetos, enquanto Flávia ainda era bem jovem.

Após sua formação, trabalhou para o Sebrae-Go no Projeto Centro Moveleiro Jardim Guanabara através da aplicação de projetos de design através de consultoria para marcenarias e indústrias locais.

Em seguida, trabalhou e prestou serviço para marcenarias de mobiliário e indústrias do segmento na grande Goiânia e Aparecida de Goiânia. E anos após, acabou por realizar o curso de Marcenaria pelo Senai-Go ampliando melhor sua percepção de projeto versus trabalho manual.

Durante esse período, sua frustração e insatisfação com relação ao desenho 3d digital fez a se sentir como uma máquina de fazer a enrijecendo e a endurecendo como ser e como profissional. Impulsionada-a e despertando-a para um retorno e retomada a origem, onde tudo começou: o desenho manual e o exercício intelectual através dele. Em busca por essa necessidade, que batia a sua porta e deixado para trás pela obrigação do trabalho e exigências mercadológicas, finalmente abriu caminho para se conectar a esse novo/velho que tanto ansiava.

Inicialmente a única intenção e objetivo por essa busca, era de apenas voltar e resgatar o exercício manual e intelectual que a fazia se sentir mais inteira, realizada e conectada com si mesmo, ainda mesmo sem começá-la.

Quando em 2011 teve conhecimento do Grupo de Criação e Produção na Puc-Go aberto para o publico em geral, onde se reunia artistas e desenhistas para produção artística individual e coletiva sem segundas intenções, apenas pelo ato de produzir. E por lá permaneceu por três anos até o termino do grupo por motivos internos da instituição.

E daí em diante seguiu e permaneceu na ideia de fazer arte por puro prazer e satisfação pessoal, abandonando de vez projetos e desenhos digitais.

Nessa caminhada, pessoas próximas começaram a se identificar e a se interessar por sua produção e a fazer encomendas de seus trabalhos que, por consequência, a necessidade por uma produção maior e mais artística e profissional era exigida e investimentos em materiais e ferramentas melhores foram adquiridos.

Flávia Damata possui uma produção e realização pessoal por Aquarelas, que representa atualmente 90% de seu trabalho, mas também está se permitindo à outras técnicas como Acrílica e a Óleo sobre tela.

Por influência do Grupo de Criação, sua produção artística tem se expressado e revelado primordialmente em exercícios no aprofundamento em expressões faciais humanas, até mesmo pelo interesse e necessidade resgatada daquilo que é intrínseco a cada Ser natural e inteiro sem interferências de máquinas e tudo aquilo que os distancia do que é essencial e que está dentro de cada um.

Flávia Damata é um convite para um olhar e mergulho em si próprio

Comente sobre o artista